quarta-feira, 3 de março de 2010


Do ponto de vista nutritivo, é uma fruta muito rica. Seu teor de vitamina C é bem maior que o da laranja. O cajú tem ainda quantidades razoáveis de Niacina, uma das vitaminas do Complexo B, e Ferro. A vitamina C age contra infecções, a Niacina combate problemas de pele, e o Ferro contribui para a formação do sangue.

Por ser rico em fibras, o cajú é indicado para aumentar a movimentação intestinal.

Em bom estado, a fruta não deve ser verde, nem ter marcas de picadas de insetos.

O cajú ao natural é excelente no combate ao reumatismo e eczemas de pele. E o óleo de castanha de cajú é considerado potente antisséptico, limpando feridas e ajudando na sua cicatrização. Esse óleo é também indicado no combate a vermes intestinais.

As folhas novas do cajueiro, quando cozidas e colocadas sobre feridas promovem sua cicatrização.

Seu período de safra vai de janeiro a fevereiro. Cem gramas de cajú fornecem 46 calorias.

O cajú, fruto do cajueiro, tem duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha, e o pseudofruto, chamado cientificamente pedúnculo floral, que é a parte comumente vendida como a fruta. São conhecidas cerca de vinte variedades de cajú, classificadas segundo a consistência da polpa, o formato, o paladar e a cor da fruta (amarela, vermelha ou roxo-amarelada, dependendo da variedade). Quando ainda verde, o cajú é chamado de maturi e é muito usado na cozinha do Nordeste no preparo de picadinhos e refogados. É muito rico em vitamina C e contém ainda, em quantidades menores, vitaminas A e do complexo B.


de acordo com o site da cidade de São Miguel (PI).

"vê-se grande quantidade de cajus amontoados no chão, caracterizando o desperdício da fruta. “este ano não vou ter como aproveitar toda a castanha dentro do período de safra por falta de recursos ou ate mesmo falta de um financiamento pelos bancos” relator José Besouro, acrescentando que se tivesse como vender a polpa da fruta para indústrias de sucos ou de doces, teria maior lucratividade nos produtores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário