quarta-feira, 3 de março de 2010


O caju é originário da América Tropical e é facilmente encontrado no norte e nordeste do Brasil. O caju trata-se de um pseudofruto constituído por duas partes: o fruto propriamente dito (castanha) e o pseudofruto, conhecido cientificamente como pedúnculo floral. Geralmente confundido com a fruta, este pode ser amarelo, rosado ou vermelho. Normalmente o caju é carnoso, suculento, rico em vitamina C e ferro, ajudando na proteção das células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres e no combate ao estresse.

O caju é uma fruta multifacetada, e tem como uma de suas maiores qualidades a grande produção de insumos. Do caju aproveita-se o suco, o bagaço, a castanha e, no caso da árvore, a casca, as folhas, as flores e até mesmo a madeira, pois é rico em celulose. Além de ser consumido ao natural, o caju tem grande utilidade na preparação de doces, mel, sorvetes, vinhos, xaropes, vinagres e licores. Cada 100 gramas de caju fornecem 37 calorias.

A casca do caju é usada no tratamento de afta e infecções na garganta. A madeira também é aproveitada na construção civil, carpintaria, marcenaria entre outros. O suco de caju, por exemplo, tem efeito diurético (estimula a produção de urina) e sudorífero (induz a transpiração). Estes benefícios do caju são recomendados para pessoas que sofrem de diabetes, eczema e reumatismo, além do combate a gripes e resfriados.

Atualmente foi descoberto que o caju funciona como um grande aliado no cuidado com os dentes e também na luta contra a acne. A polpa do caju impede a proliferação das bactérias. O responsável por estes benefícios é o extrato de caju roxo, usado na ortodontia para evitar a formação da placa bacteriana e em tratamentos estéticos, melhorando as lesões da acne e controlando a oleosidade da pele.

fonte: http://www.frugalfrutas.com.br/Caju/Caju.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário